Reunião preparatória no Bombarral

Chegaram hoje, 12 de março, os nossos parceiros de França e Roménia. Vamos trabalhar durante toda a semana na preparação do trabalho a realizar com os alunos em maio, no Bombarral.
Este projeto Erasmus+ tem como temática as identidades gastronómicas numa lógica de partilha e até de criação de novas abordagens gastronómicas com base nessa mesma partilha.
Por oposição à globalização, o projeto visa a valorização dos produtos locais, razão pela qual se envolvem parceiros da comunidade que estejam dispostos a promover esta lógica.
O jantar de acolhimento decorreu no Alma grão, restaurante local que aceitou o nosso desafio para se associar ao projeto e que está a ser pioneiro numa região de grande abundância de produtos locais de enorme qualidade à espera de serem valorizados.
Num ambiente acolhedor, de grande simpatia e total interação entre parceiros, a Amélia e o Vitor fizeram circular pela mesa vários produtos da região e foram explicando a sua proveniência.
Um queijo produzido em Óbidos fez as honras da casa, desde logo acompanhado por um Várzea da Pedra tinto que encantou. Seguiu-se uma sopa de legumes com pera rocha invocando a boa tradição portuguesa mas com um toque de inovação muito elogiado por todos.
O prato principal não era novo, ja tendo mesmo sido levado a concurso pelo restaurante. De novo teve a especial atenção na utilização de produtos locais/regionais na confeção de uma hambúrguer envolta em batata doce e legumes.
Para fechar com chave de ouro, o restaurante decidiu criar uma nova sobremesa para celebrar a ocasião. Et voilá... um doce de pera rocha e ginja que mereceu nota máxima e, garantidamente, irá integrar a carta do Alma-Grão.