Thinking maps na prática letiva





O projeto Erasmus+ Too hard to be soft criou uma extraordinária oportunidade de partilha que hoje se traduziu na realização de uma FCD na escola sede do nosso Agrupamento.
Na sequência da apresentação que realizou na Turquia sobre a utilização de Thinking maps nas suas aulas para o desenvolvimento de competências como pensamento crítico e criatividade, a prof. Aurelija Čebelienė foi convidada a vir partilhar com os colegas portugueses a sua experiência.
A professora de Inglês no Engineering lyceum of Vilnius orientou o seminário de três horas que contou a presença de 35 docentes.
Os Thinking Maps são uma forma criativa de apreender informação em que, literalmente, se “mapeia” as ideias. O Thinking Map tem uma estrutura organizacional natural que irradia a partir do centro e utiliza linhas, símbolos, palavras, cores e imagens de acordo com determinados conceitos, permitindo converter uma longa lista de informações monótonas num diagrama colorido e altamente organizado, desenvolvendo a criatividade e o pensamento crítico, para além de facilitar a memorização.
Thank you Aurelija for your willingness to share. It was an excellent experience, we are very grateful!