2º ENCONTRO DO PROJECTO ERASMUS+ IDENTIDADES GASTRONÓMICAS REGIONAIS E GLOBALIZAÇÃO NA ROMÉNIA


Entre os dias 19 e 24 de Maio de 2019 decorreu a 2.ª Atividade de Ensino, Aprendizagem e Treino com alunos, do projecto Erasmus + “Identidades Gastronómicas Regionais e Globalização”, na cidade de Deva na Roménia.
A Escola Básica e Secundária Fernão do Pó  fez-se representar neste encontro por 12 alunos dos cursos profissionais de Restauração, 6 formandos de Cozinha e Pastelaria e 6 formandos de Restaurante Bar, acompanhados de 4 professores.
O projeto, que entrou no seu segundo ano de vigência, reuniu mais uma vez as 3 escolas parceiras, francesa, portuguesa e romena. Os nossos alunos confecionaram e serviram, com notável profissionalismo, num restaurante romeno, 2 menus completos utilizando produtos identitários da gastronomia portuguesa e realizaram também pequenos estágios em restaurantes locais.
Durante esta semana foram feitas várias visitas temáticas, a produtores locais, bem como outras de carácter lúdico e cultural muito do agrado de todos os participantes.
De salientar o bom ambiente criado entre todos os alunos e professores e o bom acolhimento com que foram recebidos pelos seus parceiros romenos.
Mais uma vez se pode constatar a mais valia destes contactos entre os jovens dos diferentes países, para o seu enriquecimento curricular e pessoal,  e o alargar de possibilidades de futuro profissional que se abrem a partir destes encontros, fomentando ao mesmo tempo a consciência e valorização da cidadania europeia.
Este projecto Erasmus+ teve início no ano letivo transato e prolonga-se por 3 anos, acompanhando  o percurso formativo dos alunos do curso de restauração. O primeiro encontro com alunos realizou-se em Portugal, na nossa escola, em Maio de 2018, e no próximo ano letivo terá lugar o 3º e último encontro deste projeto que se realizará em França, na cidade de Machecoul.

A professora/coordenadora: Maria Fernanda Carmelo



[Informação sobre estes cursos]

Comentários