“BACK TO THE ROOTS – European Identity through Language, Sports, Music and Culture” é como se designa o mais recente projeto Erasmus+ no qual a nossa escola é mais uma vez a parceira portuguesa. Desta vez a parceria é composta por escolas de diferentes tipologias, desde o ensino regular ao profissional, oriundas da Alemanha (país coordenador), Itália, Estónia e Portugal.
Este projeto visa essencialmente promover os valores europeus da inclusão, tolerância, justiça, solidariedade, não discriminação, paz e democracia através da realização de diversas atividades relacionadas com as línguas da parceria, suas semelhanças e diferenças, a prática de desportos não discriminatórios de sexo, da descoberta da música e de instrumentos musicais tradicionais de cada país e da vivência multicultural experienciada pelos alunos durante os 4 encontros que se realizam nos 4 países ao longo dos dois anos de vigência deste projeto.
O primeiro destes encontros teve lugar na Escola Einstein, na cidade de Rheda-Wiedenbrück, na Alemanha, entre 7 e 12 de dezembro de 2019. A nossa escola esteve representada por 4 alunos e alunas (2 rapazes e 2 raparigas) do 9º ano e por 3 professoras.
Neste encontro, em plena época natalícia, o nosso grupo pode apreciar ao vivo e a cores as tradições desta quadra, nomeadamente na visita aos mercados de Natal locais que não deixaram ninguém indiferente pela sua atmosfera encantada, luminosa e calorosa.
Os nossos alunos experimentaram como é viver no seio de uma família alemã e foram tão generosamente acolhidos que dificilmente esquecerão esta estadia.
Na escola hospedeira reuniram-se os grupos oriundos dos quatro países e durante 3 dias todos participaram numa variedade de workshops organizados de forma a integrar todos os jovens participantes e professores no espírito do projeto.
Foi também escolhido o logótipo para este projeto, resultante do concurso proposto previamente aos alunos de cada escola, sendo o vencedor o logótipo da escola da Estónia.
O próximo encontro do projeto será em Portugal, no início de Março, e a nossa escola vai ser novamente anfitriã. Vamos recebê-los de braços abertos em 2020!
Maria Fernanda Carmelo (coordenadora local do projeto)
Comentários
Enviar um comentário