2.º ENCONTRO DO PROJETO “BACK TO THE ROOTS” EM PORTUGAL


Realizou-se no Bombarral, entre os dias 29 de fevereiro e 5 de março de 2020, a 2a Atividade de Ensino, Aprendizagem e Treino com alunos do projeto Erasmus+ “BACK TO THE ROOTS - European Identity through Language, Sports, Music and Culture”.

Este segundo encontro, que decorreu já em clima de algum receio pelo alastrar da pandemia do novo coronavirus pela Europa, contou com a articipação de 3 professores alemães, da escola parceira de Rheda-Wiedenbrück, 3 professoras da escola parceira de Pärnu , Estónia, de 4 alunos e alunas da Alemanha e 3 alunos e alunas da Estónia.

A escola parceira Italiana comunicou-nos a sua impossibilidade de comparecer devido à gravíssima situação que já se fazia sentir em Itália e a consequente proibição, pelas autoridades Italianas, de qualquer deslocação para o estrangeiro. Lamentámos muito esta ausência, não só os professores envolvidos mas especialmente os alunos que tinham tudo preparado para acolherem os seus colegas em suas casas.

Apesar deste contratempo todo o programa e atividades idealizadas e planificadas para esta semana foram realizadas com sucesso e entusiasmo.

As atividades previstas para decorrerem na escola sede do nosso agrupamento incluíram diversos workshops temáticos (música e dança, elaboração do dicionário das línguas parceiras, artes e ofícios) e as atividades que decorreram fora da escola incluíram uma visita guiada cultural a Lisboa, com a colaboração dos alunos e professores do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural, um workshop de iniciação à prática do Surf, em Peniche, e um Peddypaper em Óbidos.

Durante toda a semana esteve patente na escola uma exposição sobre instrumentos musicais realizada pelos alunos de Artes.

Toda a comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara no edifício dos Paços do Concelho.

Por fim realizou-se, no auditório do Agrupamento, um jantar de despedida para alunos, professores, pais e famílias no último dia do encontro. Este jantar contou com a colaboração dos alunos e professores dos cursos profissionais de Restauração.

E assim se cumpriu mais um encontro Erasmus na nossa escola que nos deixou muito orgulhosos e satisfeitos com a participação entusiástica dos nossos alunos e de toda a comunidade escolar.

O próximo encontro está previsto decorrer em Itália, mas perante a situação epidemiológica cada vez mais grave nível europeu e mundial, não sabemos quando isso poderá acontecer.

Maria Fernanda Carmelo (coordenadora local do projeto)