JobShadowing em Hannover (Alemanha) – Ensino Profissional AEFP

Entre os dias 23 de abril e 1 de maio de 2023, três professores do AEFP, Daniel Roberto (Restauração e Bar), Samuel Sousa (Cozinha e Pastelaria) e Cristina Simão (Educação Física), tiveram oportunidade de participar na Alemanha (Hannover) numa formação em formato de JobShadowing, no âmbito do projeto Erasmus +, "Food and Tourism on the Path of Sustainability".
No primeiro dia, os docentes deslocaram-se ao Studienseminar Hannover para conhecer o seu funcionamento e participar em algumas aulas. Durante a semana, os professores estiveram envolvidos em atividades muito diversificadas no BBS2, de acordo com as suas áreas de formação, orientadas por uma professora. Tiveram oportunidade de contactar e interagir com os professores, alunos e conhecer melhor as instalações e funcionamento do ensino profissional Alemão.
Relativamente às atividades de Restauração/Bar, Cozinha/Pastelarias e Desporto, os professores participaram em diferentes atividades/aulas práticas e teóricas (de acordo com a sua área) onde surgiram trocas de ideias e conhecimentos, uma vez que os dois sistemas do ensino profissional tem algumas semelhanças e também diferenças na sua forma de trabalhar.

Após uma semana intensiva de troca de experiências na escola, houve oportunidade de realizar algumas visitas pela cidade: Ginásio Aspria Hannover maschsee – foi possível reunir com uma pessoa responsável com o objetivo de integrar alunos do Profissional de Desporto em futuros estágios); Hannover 96 Stadium; Jardins Herrenhausen; Berggarten Hannover e Market Church Hannover.

Cristina Simão, Daniel Roberto e Samuel Sousa